terça-feira, 16 de setembro de 2014

6 – ATIVIDADES SUPLEMENTARES: Se você não conseguiu alcançar 80 pontos na Pós-avaliação, volte à leitura dos textos, agora com mais atenção. Sem pressa. A leitura com compreensão é a base da aprendi­zagem.
__________________________________
ANEXO A  – VOZES DO VERBO
NOTA EXPLICATIVA
Em geral, as gramáticas trazem este assunto ligado ao estudo Morfológico do verbo. Entretanto, como tal assunto tem ligação direta com o que iremos abordar nos próximos Roteiros de Sintaxe, e para que os conceitos não fiquem adormecidos ou esquecidos por nossos alunos, decidimos apresentá-lo aqui, neste Roteiro e nesta Série.
VOZES DO VERBO: ativa, passiva e reflexiva.
Nos Roteiros 22, 23 e 24 da Série Noções de Morfologia, você estudou a classe gramatical VERBO: suas flexões e seu emprego.
Aqui, você vai aprender um novo aspecto dessa palavra que tem muito a ver com SINTAXE: as vozes do verbo.
Vamos começar nossas considerações afirmando que não foi à-toa que João Ferreira de Almeida traduziu para o português a passagem bíblica contida no Evangelho de João 1:1:
“No princípio era o VERBO, e o VERBO estava com Deus e o VERBO era Deus.”
O verbo, como classe gramatical, traduz ação, comando. É ele que dá vida às palavras na frase. É por causa dele que as outras palavras são entendidas e exercem determinadas funções. E para que os leitores da Bíblia, em português, pudessem entender quem é Deus nesta passagem, o tradutor usou uma palavra – verbo – cujo significado nos dá uma pista segura para entendermos a natureza do deus cristão.
O que é voz do verbo?
Quando se pensa em voz, vem à nossa mente a fala de alguém, o som emitido por uma pessoa, transmitindo uma mensagem. Essa noção de voz, de certa forma, foi estendida ao verbo, não como som, é óbvio, mas como a transmissão de uma mesma mensagem que pode ser apresentada, na frase, de três maneiras diferentes. Essa maneira diferente de dizer a mesma coisa ficou conhecida, na gramática, como:
  1. Voz ativa – quando o sujeito da oração executa a ação do verbo é um sujeito agente. A oração está na voz ativa.
Ex: “Ele a possuiu.” (Gênesis 16:4)
  1. Voz passiva – quando o sujeito da oração recebe ou sofre a ação do verbo é um sujeito paciente. A oração está na voz passiva.
Ex: “… sua senhora foi por ela desprezada.” (Gênesis 16:4)
  1. Voz reflexiva – Quando o sujeito da oração executa e recebe a ação do verbo é um sujeito agente e paciente. A oração está na voz reflexiva.
Ex: “Prostrou-se Abrão…” (Gênesis 17:3)
___________________________________
VOZ ATIVA
No exemplo dado na voz ativa, a oração nos informa que alguém (ele) possuiu (no sentido de ter tido relações sexuais) alguém (a = ela), isto é, ele (o sujeito da oração) executou a ação do verbo (possuiu).
Esta frase está no seguinte contexto: Abraão, esposo de Sara, teve relações sexuais com Agar (uma escrava), a qual engravidou. Esta história encontra-se no livro de Gênesis, capítulo 16. Voltemos ao Português.
A mesma mensagem, ele a possuiu, pode ser escrita ou dita assim: ela foi possuída por ele. Estamos dizendo a mesma coisa, mas de forma diferente. Observe as formas:
Voz ativa                                            Voz passiva
1. Ele a possuiu.                                             2. Ela foi possuída por ele.
Sujeito simples – ele                                           Sujeito simples – ela
Predicado verbal – a possuiu                           Predicado verbal – foi possuída por ele
Núcleo do predicado verbal – possuiu           Núcleo do predicado – foi possuída
Complemento verbal – a (ela)                          Complemento verbal – por ele
Na forma 1, o sujeito faz a ação (sujeito agente); na forma 2, o sujeito sofre a ação (sujeito paciente). As orações da forma ativa podem ser transformadas para a voz passiva, ou vice-versa, desde que o verbo usado seja verbo transitivo direto, isto é, exija um complemento ligado a ele sem preposição.
Para passar uma oração da voz ativa para a passiva é necessário que:
  • se identifique o sujeito da oração na voz ativa, que será o complemento do verbo acompanhado da preposição por, de ou pelo(-a,-os, -as), na voz passiva;
  • se identifique, na voz ativa,  o complemento do verbo transitivo direto, o qual será o sujeito na voz passiva;
  • se use um verbo auxiliar (ser ou estar) conjugado no tempo do verbo principal e fazendo a concordância com o sujeito;
  • se use o verbo principal no modo particípio.
Foi o que fizemos com a oração acima.
___________________________________
VOZ PASSIVA

Observe, agora, o exemplo dado na voz passiva. Antes devemos colocar a frase na ordem direta: sua senhora foi desprezada por ela. A oração nos informa que o sujeito (sua senhora) sofreu a ação do verbo (foi desprezada) que foi executada por outro (por ela).
Voz passiva                                            Voz ativa
1. Sua senhora foi desprezada por ela              2. Ela desprezou sua senhora
sujeito simples – sua senhora                                            sujeito simples – ela
predicado verbal – foi desprezada por ela                       predicado verbal – desprezou sua senhora
núcleo do predicado – foi desprezada                               núcleo do predicado – desprezou
complemento verbal – por ela                                             complemento verbal – sua senhora
Para fazer o inverso, isto é, passar uma oração da voz passiva para a ativa é necessário que:
  • se identifique o sujeito da oração da voz passiva, que será complemento verbal na voz ativa;
  • se identifique, na voz passiva, o complemento verbal, que será o sujeito da voz ativa;
  • o verbo conjugado no modo particípio, passe a ser conjugado no tempo e modo do verbo auxiliar (ser)
  • o verbo auxiliar seja excluído da frase.
Atenção: Passar uma oração da voz ativa para a passiva ou vice-versa trocando apenas o lugar das palavras nas frases, sem se fazer uso do jogo dos verbos, fará com que a mensagem seja alterada. Veja:
1. Ela desprezou sua senhora.      2. Sua senhora desprezou-a.  (a=ela)
Observe que na oração 1, o sujeito (ela) faz a ação e aparece no início da frase, que é onde normalmente vem o sujeito.
Na oração 2, o sujeito (sua senhora) também vem no início da frase, mas agora a frase não diz a mesma coisa. A afirmação é totalmente diferente. O que faltou? Faltou fazer o uso do verbo auxiliar e do verbo principal nas condições informadas na explicação dada. Portanto, não troque apenas o lugar do sujeito na frase; faça a substituição correta dos verbos, pois são eles que “dão as ordens às palavras” na frase.
____________________________________________
VOZ REFLEXIVA

No exemplo dado acima, de voz reflexiva, temos:
“Prostrou-se Abrão…”
O sujeito (Abrão) executa a ação (prostrou) e sofre a ação do verbo. O sujeito executa a ação nele mesmo. O que nos indica essa situação é o pronome “se”. Por isso ele é conhecido como pronome reflexivo ou pronome apassivador. É como se estivéssemos dizendo: Abrão prostrou a si mesmo.
Veja outro exemplo:
“Volta para tua senhora e humilha-te sob sua mãos”. (Gênesis 16:9)
Faça os exercícios para fixar o assunto:
1. Complete as frases com um pronome reflexivo:
  1. A criança sujou ______ na terra.
  2. Eles ____ feriram com o canivete.
  3. Vou preparar_____ para a viagem.
  4. Assim nós _____ prejudicamos.
  5. Os rapazes banhavam____ no rio.
  6. Tu _____ machucaste?
2. Identifique em que voz (ativa, passiva, reflexiva) está cada oração abaixo:
a) A mãe sacrificou-se pelos filhos.
b) O aluno foi repreendido pelo professor.
c) Estes homens plantaram milho.
d) Considero-me aprovado nos exames.
e) Abriram-se várias escolas.
f) O criminoso matou-se, na prisão.
g) Nós faremos a prova amanhã.
3. Identifique o sujeito das orações e classifique-os (simples, composto, indeterminado, inexistente/agente, paciente); informe o tipo de voz da frase (ativa ou passiva); e passe a oração para a voz ativa ou passiva, conforme o caso. Damos abaixo o primeiro exemplo respondido para você saber como deve fazer o exercício.
a) Os alunos terminaram os exercícios.
Sujeito simples/agenteos alunos
Voz – ativa
Oração na voz passivaOs exercícios foram terminados pelos alunos.
b) A lição foi bem explicada pelo professor.
Sujeito ______________ –
Voz –
Oração na voz _________ -
c) As árvores estavam cobertas de flores.
Sujeito ______________ –
Voz –
Oração na voz _________ -
d) Mamãe fazia doces.
Sujeito _____________ -
Voz –
Oração na voz __________ -
e) O hino é cantado pelos alunos.
Sujeito _____________ -
Voz –
Oração na voz __________ -
f) os colegas organizarão a festa.
Sujeito ___________ -
Voz –
Oração na voz __________ -
4. Transforme as orações da voz ativa para a voz passiva.
a) Ela despediu a empregada.
b) A empregada serviu o jantar.
c) Teresa regava as plantas.
d) A mãe acariciou o bebê.
e) O carro atropelou o pedestre.
f) Nós recitaremos o poema.
g) Os operários iniciarão a construção da casa.
5. Agora, transforme essas orações da voz passiva para a voz ativa.
a) A valsa foi tocada pelo pianista.
b) A cidade será destruída pelos inimigos.
c) A lavoura foi prejudicada pelos insetos.
d) Esta casa está alugada por meus amigos.
e) Seu livro foi lido por todos os alunos.
f) Esta ordem foi dada pelo diretor.
g) A colega era conhecida por todos.
_____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário